Como conseguir o status de Superhost
O programa Superhost do Airbnb reconhece nossos anfitriões mais bem avaliados e experientes.
Celebramos e recompensamos a hospitalidade excepcional com um selo em seu anúncio, o que pode ajudar você a conseguir mais reservas. Cerca de 59% dos hóspedes dizem que o status de Superhost dá mais confiança quanto à qualidade da acomodação, e os Superhosts ganham 60% a mais do que os demais anfitriões.* Os Superhosts também têm acesso a Atendimento à Comunidade exclusivo, a convites para eventos especiais, a cupons de viagem e a uma posição melhor nos resultados de busca.
Mais de 1,3 milhão de anfitriões se tornaram Superhosts — e você também pode conseguir, se maximizar suas reservas e oferecer uma excelente hospitalidade.**Fazer alguns ajustes no seu calendário, atualizar seu anúncio e dar atenção extra à comunicação pode fazer toda a diferença.
Preencha os requisitos
O Superhost deve ser o dono de um anúncio com uma conta em situação regular e atender a estes quatro critérios nos últimos 365 dias:
- Obter reservas suficientes. Hospede pelo menos 10 reservas ou três reservas que totalizem pelo menos 100 noites em três estadias diferentes.
- Evitar cancelamentos. Mantenha a taxa de cancelamento em menos de 1%, exceto em casos de cancelamentos previstos em nossa Política de Grandes Eventos Disruptivos ou outros motivos válidos.
- Responder aos hóspedes. Mantenha uma taxa de resposta de 90% ou mais. Sua taxa de resposta é a porcentagem de novas consultas de hóspedes que você respondeu em até 24 horas.
- Dar prioridade à hospitalidade. Mantenha uma avaliação geral de 4,8 ou mais.
Responder de forma clara e rápida, evitar cancelamentos e priorizar a hospitalidade também pode ajudar sua acomodação a se destacar nas buscas e aumentar seus ganhos.
Confira algumas dicas para ajudar você a atender a esses critérios e começar a se beneficiar do status de Superhost.
Mantenha seu calendário atualizado
Abrir mais noites no calendário ajuda seu anúncio a aparecer em mais resultados de busca e aumenta suas oportunidades de hospedar estadias suficientes para atender aos critérios de Superhost.
Acesse o calendário do seu anúncio e procure as noites bloqueadas, que aparecem em cinza. Disponibilize todas as noites bloqueadas que você puder hospedar.
Permitir estadias mais curtas é outra maneira de seu anúncio aparecer em mais resultados de busca. Você pode personalizar a duração mínima da viagem de acordo com o dia da semana. Por exemplo, se a demanda dos hóspedes for maior nos fins de semana, você pode optar por permitir estadias de uma noite durante o meio da semana, mas não quando os hóspedes reservarem uma noite de sexta-feira ou sábado.
Oferecer mais flexibilidade e permitir que os hóspedes reservem mais perto do check-in também ajuda a atrair mais reservas. Escolha um período de antecedência mínimo tão curto quanto o mesmo dia, dependendo de quanto tempo você precisa entre a reserva de um hóspede e a chegada dele.
Você também pode permitir pedidos com uma antecedência menor do que seu tempo mínimo de antecedência. Nesses casos, você receberá um pedido de reserva para revisar e aprovar.
Defina preços competitivos
Anúncios com preços mais baixos do que outros anúncios parecidos nas proximidades tendem a aparecer melhor nos resultados de busca. Considere ajustar seu preço por noite em comparação com a concorrência para você conseguir hospedar pelo menos 10 estadias.
Para conferir os preços de anúncios semelhantes na sua região, acesse o calendário do seu anúncio e selecione um período de até 31 dias.
Você verá os preços médios de acomodações parecidas em um mapa da região. Os fatores que determinam quais anúncios são parecidos incluem localização, tamanho, recursos, comodidades, avaliações, comentários e os outros anúncios que os hóspedes acessam ao considerar o seu.
Se você oferece o mesmo preço para todas as noites, considere ajustar seus preços de dias de semana e fins de semana para atrair mais hóspedes. Variar seu preço com base no dia também pode ajudar a maximizar suas reservas e ganhos.
Adicione um desconto
Adicionar descontos é outra maneira de se destacar para os hóspedes. Você pode atender a uma grande variedade de viajantes oferecendo:
- Descontos semanais e mensais. Considere oferecer descontos semanais para estadias de sete noites ou mais e descontos mensais para estadias de 28 noites ou mais. Isso pode aumentar a duração média das estadias em suas acomodações e reduzir a rotatividade de hóspedes.
- Desconto para reservas antecipadas. Adicione um desconto para reservas feitas de 1 a 24 meses antes do check-in para criar uma base sólida de reservas antes da alta temporada.
Os hóspedes veem um destaque especial nos resultados de buscas e na página do seu anúncio quando você oferece descontos semanais e mensais de 10% ou mais, ou descontos para reservas antecipadas de 3% ou mais. Seu preço com desconto aparece ao lado do preço original riscado.
Lembre-se que o desconto para reservas antecipadas não fica disponível quando o Preço Inteligente está ativado e que os descontos por duração da estadia precisam seguir as regras e regulamentos locais.
Destaque sua hospitalidade 5 estrelas
Os hóspedes valorizam uma comunicação rápida e clara, por isso, um dos critérios para ser Superhost é ter uma taxa de resposta de pelo menos 90%. Configurar respostas rápidas ajuda você a responder aos hóspedes com mais facilidade e eficiência.
As respostas rápidas são modelos de mensagens curtas que abordam tópicos específicos que os hóspedes costumam perguntar. Você pode escrever ou editar respostas rápidas com antecedência para enviar quando estiver conversando com um hóspede.
Conseguir avaliações cinco estrelas também significa antecipar as necessidades dos hóspedes e fazer o possível para se adaptar a elas sempre que possível.
- Adicione toques pessoais. Pequenos gestos, como oferecer seu café local favorito ou um bilhete de boas-vindas escrito a mão, podem ajudar muito a fazer com que os hóspedes se sintam especiais.
- Ajude os hóspedes a se sentirem em casa. Tente imaginar seu espaço e tudo o que você oferece do ponto de vista deles. Coisas como permitir check-in antecipado e manter as toalhas bem dobradas e organizadas podem ser a diferença entre uma boa e uma ótima avaliação.
- Esteja sempre disponível. Informe aos hóspedes que eles podem entrar em contato com você ou com seu coanfitrião a qualquer momento. Defina suas notificações para receber alertas sempre que os hóspedes enviarem mensagens.
Concentre-se na atratividade do seu anúncio
Atualizar regularmente a página do seu anúncio pode ajudar a atrair os hóspedes ideais para o espaço.
Fotos incríveis chamam a atenção, ajudam a definir expectativas claras e dão aos hóspedes mais confiança para reservar sua acomodação. Considere atualizar as fotos do seu anúncio para ajudar você a alcançar o status de Superhost.
- Planeje suas imagens. Concentre-se em obter fotos que mostrem detalhes exclusivos da sua acomodação, comodidades populares e recursos de acessibilidade. Capture cada cômodo e área que os hóspedes podem usar de vários ângulos.
- Carregue imagens horizontais de alta resolução. As fotos devem ter pelo menos 800 x 1.200 pixels. Os arquivos maiores, de até cerca de 10 megabytes, são melhores.
- Use fotos profissionais. Considere contratar um fotógrafo profissional para ajudar. O Airbnb pode conectar você a um profissional em cidades selecionadas no mundo todo.
- Crie um tour por fotos. A ferramenta do Airbnb classifica automaticamente suas imagens enviadas por cômodo para ajudar os hóspedes a entender o layout da sua acomodação. Você pode mover, remover e adicionar fotos, adicionar informações sobre cada cômodo e escrever legendas para cada foto.
O que seu anúncio diz é tão importante quanto a aparência da acomodação. Seu título, descrição e lista de comodidades oferecem mais oportunidades para atrair hóspedes e definir expectativas claras para a estadia.
- Inclua um título de anúncio curto e descritivo. Confira se seu título oferece uma perspectiva única e precisa da sua acomodação e dos arredores. Por exemplo, "Estúdio silencioso perto da Uffizi" transmite em poucas palavras que o lugar é um apartamento tranquilo e com localização central em Florença, na Itália.
- Descrições claras e precisas de anúncios tendem a funcionar melhor. Inclua detalhes concretos que descrevam o que os hóspedes podem esperar ver, ouvir e vivenciar em seu espaço. Por exemplo, você pode dizer que o quintal é cercado, com muito espaço para crianças e animais de estimação aproveitarem.
- Adicione todas as comodidades que você oferece. Pense em quais comodidades populares você pode adicionar ou melhorar, como substituir um minicofre para chaves por uma fechadura inteligente, ou aprimorar seu Wi-Fi. As principais comodidades que os hóspedes buscam incluem self check-in, Wi-Fi, lavadora, secadora, TV aberta ou a cabo e churrasqueira.***
*Com base nos ganhos médios de Superhosts e demais anfitriões de outubro de 2023 a outubro de 2024.
**Com base em dados internos do Airbnb até 7 de outubro de 2024.
***De acordo com dados do Airbnb que medem as comodidades buscadas com mais frequência entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024 no mundo todo.
Você controla seus preços e outras configurações quando quiser. Seus resultados podem variar.
Os anfitriões foram pagos por sua participação em entrevistas.
As dicas de hospedagem estão sujeitas à legislação local.
As informações presentes neste artigo podem ter mudado desde a publicação.