Limpeza profissional com dicas de especialistas
Fazer uma limpeza completa entre uma hospedagem e outra é essencial para ganhar cinco estrelas. A falta de limpeza geralmente é o motivo mais comum para os hóspedes darem menos de cinco estrelas.
Não deixe que poeira, manchas ou odores ruins estraguem sua hospitalidade. Confira essas dicas da profissional de limpeza Diana Cruz. Ela e o marido cuidam da limpeza de 12 propriedades no sudoeste da Flórida para anfitriões com anúncios no Airbnb.
Use as ferramentas e os materiais certos
Cuide das tarefas de limpeza com mais facilidade e prepare-se para o sucesso. Diana conta com itens versáteis como estes:
- Esfregão/mop de microfibra e escovão para esfregar pisos e limpar áreas de difícil alcance
- Esfregão/mop com dois baldes para separar a água com sabão da água de enxágue
- Aspirador com acessórios para carpetes e áreas estreitas, como trilho de portas de correr
- Mangueira versátil para encaixar em pias, banheiras e chuveiros
- Raspador multiuso para vidros, como cooktop e box de chuveiro
- Produtos de limpeza atóxicos para remover manchas, espuma de sabão e gordura
- Esponjas que não riscam para remover manchas de água em acessórios de aço inoxidável
- Bolas para secadoras para evitar fiapos e fios de cabelo grudados na roupa
- Rolo removedor de pelos reutilizável para roupas e sofás
Manter a organização ajuda você a aproveitar seu tempo ao máximo. Guarde todos os seus produtos de limpeza em um só lugar, como um organizador portátil ou um armário trancado, e reabasteça regularmente.
Expanda sua rotina de limpeza
É importante ir além do básico se você quiser receber cinco estrelas dos hóspedes, diz Diana. Ela recomenda ter uma rotina e uma checklist, para que você não se esqueça de nada.
Diana sempre começa trocando as roupas de cama. É melhor ter conjuntos extras de lençóis e toalhas limpas, caso haja saída e chegada no mesmo dia, diz ela. "Toalhas grandes e fofas demoram uma eternidade para secar e tomam muito tempo".
Ela tem um cuidado especial ao limpar sujeiras, manchas e cabelos em locais muitas vezes negligenciados, como:
- Debaixo das camas. Olhe embaixo de cada cama e limpe toda a poeira ou remova itens que estejam por ali.
- Dentro das gavetas. Abra cada gaveta e garanta que estejam vazias e limpas.
- Portas dos armários. Limpe bem a parte da frente e dos lados dos armários.
- Eletrodomésticos. Limpe os restos de pão na torradeira, remova restos de grãos da cafeteira e verifique se há marcas de sujeira no micro-ondas e geladeira.
- Decoração de interiores. Tire o pó de todas as superfícies, incluindo prateleiras, persianas e plantas da casa.
- Áreas exeternas. Varra entradas e pátios para remover sujeira, folhas e teias de aranha.
Quando você terminar, verifique se fez tudo o que precisava, como retirar as roupas da secadora e as louças da máquina de lavar louça.
Programe uma limpeza profunda a cada dois ou três meses para fazer coisas que normalmente você não consegue por causa do tempo entre uma hospedagem e outra.
Opte pelo ar fresco e aromas neutros
Na opinião de Diana, "todas as pessoas têm um olfato diferente. Os aromas fortes, sejam de que forem, podem ser desagradáveis para os hóspedes. Tentar disfarçar os odores com lixívia, purificadores de ar ou outras soluções geralmente não funciona."
Ela sugere:
- Abrir as janelas enquanto trabalha sempre que as condições meteorológicas o permitirem.
- Deixar um purificador de ar a funcionar durante duas ou três horas para neutralizar os odores mais fortes.
- Pulverizar um desinfetante suave e multiusos diluído em água nos tecidos de sofás, cortinas e tapetes.
"Tento utilizar sobretudo produtos de limpeza à base de plantas, nada demasiado agressivo", diz Diana. "São mais caros, mas são um bom investimento. Já elogiaram bastante o cheiro fresco dos espaços."
Termine com pormenores de excelência
Os cuidados extra podem fazer toda a diferença. Diana recomenda fazer três coisas para causar uma ótima primeira impressão.
- Recarregue os produtos de cortesia. Isto inclui detergente, sabonete para as mãos, gel de banho, champô e condicionador. Se fornecer algo descartável, como uma esponja da louça, deixe uma nova na embalagem.
- Arrume os acessórios da casa. Organize cuidadosamente os telecomandos, as almofadas e os objetos guardados em gavetas e armários, como o secador de cabelo ou as panelas e as frigideiras.
- Dê um toque especial com dobras decorativas. Dobre as extremidades do papel higiénico e das toalhas de papel de modo a ficarem em bico, como nos hotéis de luxo.
"Até fiz dobras aos sacos de lixo", diz Diana. "Os hóspedes reparam nos pequenos detalhes. Mostram que há mesmo alguém a tratar de tudo."
Considere adicionar coanfitriões ou profissionais de limpeza para atingir os seus objetivos relativos à limpeza. Desta forma, a mudança de hóspedes torna-se mais eficiente e eles desfrutam de uma estadia cinco estrelas.
Diana Cruz e o marido não aparecem na fotografia.
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