Dicas para receber hóspedes com requisitos de acessibilidade

Adicione os recursos específicos da sua acomodação para ajudar os hóspedes a reservar com confiança.
Por Airbnb em 7 de abr. de 2021
Atualizado em 2 de dez. de 2024

Os hóspedes com requisitos de acessibilidade querem saber até que ponto um espaço pode acomodá-los antes de fazer uma reserva. Eles podem filtrar os resultados de busca do Airbnb por recursos específicos, como acesso sem degraus e vaga de estacionamento para deficientes.

As acomodações confirmadas como adequadas para pessoas em cadeiras de rodas também estão destacadas na categoria Espaços Adaptados. Para se qualificar, seu espaço deve ter acesso sem degraus a uma entrada e pelo menos um quarto e um banheiro com modificações como barras de apoio ou assento para tomar banho.

É essencial fornecer informações claras e precisas sobre sua acomodação. Confira aqui algumas dicas para criar um espaço acolhedor que hóspedes com requisitos de acessibilidade podem reservar com confiança.

Adicione recursos de acessibilidade ao seu anúncio

Confira aqui alguns dos recursos que podem ajudar seu espaço a se destacar:

  • Vaga de estacionamento para pessoas com deficiência
  • Caminho iluminado até a entrada dos hóspedes
  • Acesso sem degraus à entrada dos hóspedes
  • Acesso sem degraus aos cômodos
  • Entradas com mais de 81 centímetros de largura
  • Área do chuveiro sem degraus
  • Barras de apoio para banheiro e chuveiro
  • Cadeira para tomar banho
  • Guincho móvel ou fixado no teto
  • Guincho para piscina ou jacuzzi

Todos os recursos de acessibilidade são analisados de acordo com as orientações de acessibilidade do Airbnb antes de serem publicados no seu anúncio. Se um recurso não seguir as orientações ou não aparecer claramente em uma foto, podemos pedir que você envie uma foto diferente ou remova o recurso do anúncio.

Compartilhar várias fotos de cada cômodo ajuda os hóspedes a determinarem se sua acomodação atende às necessidades deles.

  • Escreva uma legenda descritiva para cada imagem. Por exemplo, a legenda de uma foto do banheiro pode adicionar mais detalhes: "Este é o único banheiro da casa com acesso sem degraus. O vaso sanitário e o chuveiro têm barras de apoio fixas."

  • Tire fotos de vários ângulos. Por exemplo, as fotos do banheiro podem mostrar a localização de cada barra de apoio e o caminho amplo e plano pelo chão para chegar ao banheiro e ao chuveiro.

Saiba mais sobre como fotografar recursos de acessibilidade

Ajude os hóspedes a se sentirem acolhidos

Interaja com os hóspedes quando eles enviarem mensagens sobre os recursos de acessibilidade da sua acomodação. Isso pode fazer uma grande diferença para esclarecer as dúvidas deles.

Exemplos de como iniciar uma conversa:

  • Você tem alguma dúvida específica sobre a acomodação?
  • O que posso fazer para tornar sua estadia mais confortável?

Faça o que puder para acomodar solicitações razoáveis, como facilitar a locomoção por seu espaço. Considere se pequenas alterações podem ajudar os hóspedes a se sentirem acolhidos. Algumas ideias:

  • Mova os móveis para abrir o caminho pelos cômodos e espaços.
  • Coloque itens domésticos como toalhas e pratos em locais de fácil acesso.
  • Remova coisas que obstruam as tomadas.

Lembre-se de que nem todas as acomodações funcionarão para todos os hóspedes, quer eles tenham requisitos de acessibilidade ou não. No entanto, você não pode recusar uma reserva porque alguém tem uma deficiência, conforme observado em nossa Política de Não Discriminação. Você também não pode cobrar uma taxa de animais de estimação por animais de serviço, que não são considerados animais de estimação.

Crie um guia inclusivo

Seu guia é uma oportunidade de compartilhar dicas locais para mostrar sua hospitalidade e o melhor da cidade. Você pode adicionar recomendações de restaurantes, passeios turísticos e atividades ao ar livre. 

Ao criar seu guia, considere o que os viajantes com requisitos de acessibilidade podem procurar. Por exemplo, você pode mencionar restaurantes com rampas, trilhas asfaltadas para caminhadas e atrações com assentos para pessoas com deficiência. Você também pode compartilhar informações sobre transporte público.

As informações presentes neste artigo podem ter mudado desde a publicação.

Airbnb
7 de abr. de 2021
Essa informação foi útil?