Comunique-se bem
Comunicar-se de forma eficaz com os hóspedes pode ajudar a transformar uma boa estadia em uma ótima estadia. Use os recursos de mensagens do Airbnb para compartilhar informações e lembretes importantes, responder a perguntas rapidamente e oferecer boas-vindas calorosas.
Vamos começar pelo básico
A forma como você fornece informações ajuda a definir o tom de uma estadia. Esforce-se para:
Esteja disponível. Ative as notificações para receber e responder às mensagens dos hóspedes de forma rápida. Annette, anfitriã em São Francisco, diz que, mesmo que o problema seja pequeno, ela pede aos hóspedes que "entrem em contato imediatamente para que ela possa ajudar".
Seja transparente. Descreva com exatidão o que os hóspedes devem esperar. "As informações que você dá aos hóspedes devem corresponder ao que eles encontrarão na chegada", explica Daniel, anfitrião em São Francisco.
Ofereça acolhimento. Pergunte aos hóspedes como você pode ajudá-los a se sentirem confortáveis e acolhidos. "Haverá coisas que nós, como anfitriões, não podemos prever", diz Sadie, Superhost em Santa Fé, EUA.
Mostre que se preocupa. Como você responde a um problema pode deixar uma impressão duradoura. "Você pode transformar uma situação difícil em uma reserva futura se lidar com ela corretamente, demonstrando empatia e trabalhando rápido para resolvê-la", diz Felicity, membro do Conselho Consultivo de Anfitriões e Superhost em Nova Gales do Sul, Austrália.
Mensagens em momentos importantes
Antecipe o que os hóspedes precisam saber para proporcionar uma experiência tranquila e minimizar as dúvidas. Os principais momentos de uma viagem e seu planejamento incluem:
Consulta ou pedido de reserva. Você tem 24 horas para responder quando os hóspedes entram em contato, mas é melhor responder o quanto antes. A maioria dos anfitriões responde em até uma hora.
Confirmação da reserva. Envie uma mensagem de agradecimento após a confirmação da reserva e se coloque à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
Chegada. Lembre aos hóspedes um ou dois dias antes da chegada onde eles podem encontrar suas instruções de check-in no aplicativo e passe informações importantes sobre como entrar no espaço.
Durante a estadia. Pergunte aos hóspedes logo após a chegada se eles encontraram tudo que precisam para uma estadia confortável. Você pode recomendar suas lojas e restaurantes favoritos e coisas para fazer na região.
- Saída. Envie uma mensagem logo após o checkout agradecendo aos hóspedes e pedindo que deixem uma avaliação. Deixe uma avaliação para eles assim que puder.
Como automatizar suas mensagens
Ter uma boa taxa de resposta é um dos vários fatores que podem ajudar seu anúncio a aparecer em uma melhor posição nas buscas dos hóspedes no Airbnb.
Use estes recursos na guia Mensagens para antecipar e responder rapidamente perguntas comuns:
Respostas rápidas
Crie modelos de mensagens para compartilhar informações com facilidade, como onde estacionar ou se os hóspedes podem deixar a bagagem antes do check-in.
Você pode personalizar esses modelos com variáveis que preenchem automaticamente as informações do hóspede, da reserva e do anúncio.
Depois de configurar respostas rápidas, um recurso na guia Mensagens usa IA para entender a pergunta de um hóspede e sugerir automaticamente a resposta mais relevante.
Mensagens programadas
Crie mensagens padrão e agende a entrega aos hóspedes em momentos importantes, como os mencionados acima.
Você também pode personalizar essas mensagens com variáveis.
As informações presentes neste artigo podem ter mudado desde a publicação.