Sua acomodação no Airbnb está pronta para receber os hóspedes?
Esta checklist pode ajudar você a preparar seu espaço.
Por Airbnb em 19 de jul. de 2022
Atualizado em 3 de abr. de 2025
Uma ótima hospitalidade significa oferecer aos hóspedes um espaço limpo, arrumado e bem cuidado. Independentemente de oferecer estadias curtas ou longas, cuidar de tarefas contínuas ou relativas à estação do ano, fazer tudo por conta própria ou usar o serviço de profissionais, você pode usar esta checklist para preparar seu espaço para os hóspedes e manter a acomodação em boas condições.
Para todas as acomodações
Todos os cômodos:
- Todas as limpezas necessárias foram feitas
- O código do cofre eletrônico ou da porta foi alterado
- Os itens de segurança estão instalados e funcionando ou carregados, incluindo:
- Detector de fumaça
- Detector de monóxido de carbono
- Extintor de incêndio
- Kit de primeiros socorros
- Foi verificado se algum móvel sofreu danos, e, se necessário, ele foi reparado ou substituído
- As máquinas de lavar roupa estão vazias, e os filtros foram limpos
- Todas as baterias foram recarregadas (e há baterias extras disponíveis)
- Os pertences pessoais do anfitrião estão guardados e não estão visíveis
Quartos:
- Todas as camas têm pelo menos um travesseiro para cada hóspede
- Há roupa de cama extra disponível para todas as camas
- Os hóspedes têm um lugar para colocar malas, roupas ou outros itens
Banheiros:
- Não há espuma de sabão nem ferrugem nas prateleiras e suportes do box do chuveiro
- Todas as toalhas, incluindo as extras, foram lavadas
- Outros itens de banheiro estão disponíveis para o uso dos hóspedes, incluindo:
- Papel higiênico
- Sabonete
- Xampu
- Condicionador
- Secador de cabelo
Cozinha:
- Todos os itens estão limpos e disponíveis para o uso dos hóspedes, incluindo:
- Panelas e utensílios
- Pratos, tigelas, copos, canecas e talheres
- Sal, pimenta e óleo de cozinha
- Cafeteira ou chaleira para café/chá
- Panos de prato, paninhos ou esponjas e sabão
- Alimentos ou bebidas deixados pelo hóspedes anteriores foram descartados
Escritório:
- A conexão Wi-Fi está funcionando, com senha e instruções para reiniciar o roteador
- O monitor, a impressora e os cabos do computador estão instalados e funcionando
- Os controles remotos da TV e outros controles estão em locais fáceis de encontrar
- Todos os dispositivos estão desconectados de contas pessoais (do anfitrião ou do hóspede anterior, por exemplo)
- Os relógios estão ajustados para a hora local exata
Áreas externas:
- A varanda e caminhos de acesso são bem iluminados
- Não há ferrugem, sujeira e teias de aranha nos móveis do pátio
- A grelha ou churrasqueira está limpa e abastecida com gás ou carvão
- A piscina ou banheira de hidromassagem está pronta para uso
- Equipamentos específicos para a estação estão limpos e em um local de fácil acesso, incluindo:
- Capachos nas entradas
- Pá para neve
- Porta-guarda-chuva
Para estadias mais longas e manutenções de rotina
- Os materiais de limpeza estão disponíveis, além de esfregão, vassoura e pá de lixo
- Os sistemas domésticos estão funcionando corretamente, incluindo:
- Fechadura inteligente (completamente carregada e com uma chave de backup escondida)
- Climatização, termostato e filtros de ar
- TV a cabo, Internet, Wi-Fi
- Encanamento (todos os ralos e banheiros)
- Alarmes e dispositivos de segurança
- Filtro e aquecedor de água para piscina ou banheira de hidromassagem
- Aspersores e temporizadores de jardim
- Todos os aparelhos estão limpos e funcionando corretamente, sem peças faltando ou danificadas, incluindo:
- Forno, fogão, exaustor e filtro
- Micro-ondas
- Máquina de lavar louça
- Geladeira, freezer e formas de gelo
- Máquina de lavar e secar roupa
- Aquecedor de água
- Lareira (com atiçador e pá)
- Ventiladores de teto e exaustores de banheiro
- Sistema de abertura da porta da garagem
- O cronograma de serviços está atualizado, assim como as informações sobre serviços opcionais que você oferece ou recomenda no seu guia, incluindo:
- Serviço de coleta e reciclagem de lixo
- Limpeza de vias públicas
- Jardineiros
- Correio (entregas pausadas, se você não mora no local)
- Reabastecimento da geladeira
- Reposição de materiais de escritório, como tinta e papel para impressora
- Serviços de lavanderia e limpeza a seco
- Serviço de babá
- Serviço de pet sitter
Airbnb
19 de jul. de 2022
Essa informação foi útil?