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Termos legais
Anfitrião de experiências

Resumo do seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências

Última atualização: 5 de fevereiro de 2024

Seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências

O Seguro de Proteção da Experiência virou o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências. Este seguro é um componente essencial do AirCover para anfitriões, um programa que oferece proteção ampla para os anfitriões no Airbnb. Em determinados países, o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências ("Seguro de Responsabilidade Civil para Anfitriões de Experiências") oferece aos anfitriões de experiências uma cobertura de responsabilidade legal caso um participante ou um terceiro sofra lesões corporais ou danos materiais decorrentes de um incidente que ocorra durante uma experiência do Airbnb, de acordo com os termos, condições e exclusões da apólice do seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências.

O seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências apenas cobre a responsabilidade dos anfitriões perante terceiros. Sendo assim, os danos materiais ou perdas sofridos pelo próprio anfitrião não estão cobertos. Os anfitriões não precisam pagar nada para contar com a proteção desse seguro.

De acordo com os termos da apólice, o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências geralmente é a cobertura principal para os anfitriões durante o período de uma experiência. Isso quer dizer que o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências geralmente pagará pelos danos cobertos em nome dos anfitriões antes e independentemente de qualquer outro seguro que eles possam ter e que possa ser aplicável. Em alguns casos, o anfitrião pode precisar fornecer comprovação de seu próprio seguro. Os anfitriões ou seus consultores de seguros devem conferir os termos e condições das outras apólices de seguro que possuem.

Para um pequeno conjunto de experiências, o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências não é aplicável. Quando for o caso, os anfitriões devem considerar se precisam ou não contratar seu próprio seguro de responsabilidade civil para a experiência.

Aviso de isenção de responsabilidade

Este resumo não contém todos os termos, condições e exclusões do seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências. Nos Estados Unidos, pode haver casos em que o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências esteja subscrito por uma seguradora que não seja admitida pelo seu estado, não esteja sujeito às leis e regulamentos relativos a seguros do seu estado, e não esteja protegido pelo fundo de garantia de insolvência.

Corretoras de seguros e países inclusos

Atualmente, o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências se estende aos anfitriões do mundo todo, exceto nas localidades onde existam leis que possam impor sanções. Na maioria das jurisdições, o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências oferece cobertura por meio de uma apólice emitida pela Zurich Insurance Company Ltd., uma das maiores seguradoras do mundo. Em algumas jurisdições nas quais as leis e regulamentos exigem que a apólice seja emitida por empresas locais, a cobertura pode ser fornecida por uma empresa parceira da Zurich Insurance Company Ltd.

O seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências oferece cobertura através de apólices emitidas por diferentes seguradoras no Japão e na China. No Reino Unido, o seguro é contratado pelo Airbnb UK Services Limited, um representante autorizado da Aon UK Limited, conforme estabelecido mais detalhadamente a seguir:

  • No Reino Unido, o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências foi acordado e celebrado sem custos adicionais pelo Airbnb UK Services Limited, um representante nomeado da Aon UK Limited, que é autorizada e regulamentada pela Financial Conduct Authority (FCA). O número de registro da Aon na FCA é 310451. Você pode verificar essas informações acessando o Registro de Serviços Financeiros ou falando com a FCA pelo telefone +44 0800 111 6768. Os seguros oferecidos pela Airbnb UK Services Limited são produtos regulamentados. FP AFF 459 LC.
  • No Japão, a cobertura é fornecida sob uma apólice emitida pela Sompo Japan Nipponkoa Insurance Inc. Saiba mais sobre a proteção no Japão.
  • Na China, a cobertura foi fornecida sob uma apólice emitida pela People's Insurance Company of China, como parte do Plano de proteção ao anfitrião da China. Saiba mais sobre a proteção na China
  • Observe que, se sua acomodação se encontra em um país ou território onde o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências não pode fornecer cobertura direta de seguro, você ainda pode se beneficiar do programa por meio de cobertura indireta fornecida por uma seguradora autorizada junto ao Airbnb Ireland UC.

    Lembre-se que, dependendo do local, os limites e os termos da cobertura podem variar.

    Vigência da apólice de seguro

    O prazo de vigência atual do seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências vai até, pelo menos, 30 de junho de 2024.

    Requisitos de cobertura

    anfitriões de experiências que anunciam experiências online ou presenciais na plataforma Airbnb estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências durante o período da experiência, a menos que a experiência não esteja coberta. Se aplicável, o seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências cobre os anfitriões de experiências em caso de incidentes que resultem na responsabilidade legal do anfitrião resultante de uma reclamação de danos físicos ou materiais decorrentes da participação de um participante em uma experiência do Airbnb. É necessário que o incidente tenha ocorrido durante o período da experiência do Airbnb e que a experiência tenha sido organizada através da plataforma Airbnb.

    1. Experiência: uma experiência é uma atividade oferecida através do site ou do aplicativo móvel do Airbnb. Uma atividade acordada diretamente entre o Airbnb e o anfitrião de experiências também se qualifica como uma experiência.
    2. Plataforma Airbnb: a plataforma Airbnb se refere à página airbnb.com.br e ao aplicativo móvel associado a ela.
    3. Anfitrião de experiência: é uma pessoa ou entidade que concluiu o processo de registro de conta do Airbnb, concordou com os Termos de Serviço do Airbnb e anuncia sua experiência na plataforma Airbnb. Os coanfitriões e outras pessoas que prestam serviços relacionados à experiência também são considerados anfitriões de experiências.
    4. Período de experiência: o período de experiência refere-se ao período de tempo em que um participante está envolvido em uma experiência oferecida. O período de experiência também pode incluir o período durante o qual o anfitrião da experiência está preparando uma área para a experiência, antes do início ou depois do término.
    5. Participante: um participante é uma pessoa que concluiu o processo de registro de conta do Airbnb, concordou com os Termos de Serviço do Airbnb e se inscreveu em uma ou mais experiências através da plataforma Airbnb. Qualquer pessoa expressamente convidada pelo Airbnb para participar de uma experiência também é um participante, assim como companheiros ou parceiros aprovados que acompanham qualquer participante, conforme descrito acima.

      Experiências que não são cobertas

      Como mencionado anteriormente, a maioria das experiências são cobertas de forma principal pelo seguro de responsabilidade civil para o anfitrião de experiências. No entanto, algumas experiências são cobertas apenas de forma subsidiária e outras não são cobertas.

      O seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências será aplicado de forma subsidiária às experiências envolvendo embarcações, aeronaves ou automóveis.

      O seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências não se aplica às seguintes experiências realizadas nos Estados Unidos:

      • acampamento em penhascos
      • salto de penhascos
      • asa delta/parapente
      • kitesurfing/kiteboarding
      • rapel
      • escalada/alpinismo (com cordas)
      • mergulho com tubarões
      • paraquedismo (salto tandem)
      • direção acrobática/saltos acrobáticos
      • tobogã/luge/trenó/skeleton

      A cobertura se aplica às experiências acima mencionadas que ocorrem fora dos Estados Unidos, com exceção do heli ski e bungee jumping, que não são cobertas independentemente de onde ocorram.

      Visite airbnb-host-protection-insurance.com/inquiry se tiver dúvidas sobre a cobertura disponibilizada sob este programa.

      Limites de responsabilidade

      Até US$ 1 milhão por hóspede por período de experiência.

      Exclusões

      O seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências não cobre:

      • Aeronaves e equipamentos móveis: danos físicos e materiais relacionados de alguma forma a aeronaves e equipamentos móveis.
      • Agressão física: qualquer perda ou despesa causada por, decorrente de, ou resultante direta ou indiretamente de qualquer forma de agressão física a qualquer pessoa, cometida ou alegadamente cometida por qualquer segurado sob os termos da apólice.
      • Doença transmissível: qualquer dano físico, dano material ou outra perda decorrente da transmissão real ou presumida de uma doença transmissível.
      • Responsabilidade contratual: responsabilidade por danos físicos ou materiais em que o segurado é obrigado a pagar pelos danos que assumiu em um contrato ou acordo. Esta exclusão não inclui a responsabilidade legal que o segurado teria sem um contrato ou acordo.
      • Responsabilidade civil cruzada: quaisquer reclamações apresentadas por um segurado contra outro segurado.
      • Distribuição de material em violação de estatutos: danos físicos ou materiais decorrentes, direta ou indiretamente, de qualquer ação ou omissão que viole qualquer estatuto, portaria ou regulamento que proíba ou limite o envio, transmissão, comunicação ou distribuição de material ou informação.
      • Dados eletrônicos: danos decorrentes da perda, uso indevido, dano, corrupção, incapacidade de acesso ou incapacidade de manipulação de dados eletrônicos.

      • Práticas relacionadas às relações de emprego: danos físicos decorrentes da recusa em empregar uma pessoa; rescisão do emprego de uma pessoa; ou práticas, políticas, atos ou omissões relacionadas ao emprego, como coerção, rebaixamento, avaliação, reatribuição, disciplina, difamação, assédio, humilhação, discriminação ou acusação maliciosa. Esta exclusão se aplica caso o evento causador das lesões ocorra antes da relação de emprego, durante a relação de emprego ou após a relação de emprego dessa pessoa, e se o segurado puder ser responsabilizado como empregador ou em qualquer outra capacidade.
      • Lesão esperada ou pretendida: danos físicos ou materiais que o segurado pretendia que acontecesse, ou deveria ter esperado que acontecesse. Por exemplo, se um anfitrião destruísse deliberadamente a propriedade de um hóspede, esta cobertura não se aplicaria, mesmo que o anfitrião fosse legalmente responsável por esses danos.
      • Fungos ou bactérias: danos físicos ou materiais decorrentes ou relacionados à inalação, ingestão, contato, exposição, existência ou presença de quaisquer fungos ou bactérias na parte externa ou interna de um edifício ou estrutura, incluindo seu conteúdo. Esta exclusão não se aplica a quaisquer fungos ou bactérias presentes ou que estejam contidos em um bem ou produto destinado ao consumo.
      • Responsabilidade por bebidas alcoólicas: lesão ou danos que possam ser de responsabilidade do segurado que:
        • Causou ou contribuiu para a embriaguez de qualquer pessoa
        • Forneceu bebidas alcoólicas a uma pessoa com idade inferior à permitida por lei ou que esteja sob a influência de álcool
        • Violou qualquer estatuto, portaria ou regulamento relacionado à venda, doação, distribuição ou uso de bebidas alcoólicas.

      Esta exclusão só se aplica se você estiver envolvido em negócios de fabricação, distribuição, venda, serviço ou fornecimento de bebidas alcoólicas e não se aplica a anfitriões de experiências que disponibilizam bebidas alcoólicas durante uma experiência.

      • Perda ou dano a determinados bens: danos materiais a:
        • Bens que você possui, aluga ou ocupa
        • Bens emprestados a você
      • Danos ou depreciação à propriedade e seu produto: certos tipos de perdas que normalmente só seriam cobertas se você fizer produtos ou trabalhar como contratado em um local. Essas perdas excluídas envolvem danos materiais:
        • À parte exata de qualquer bem imóvel em que você, quaisquer contratados ou subcontratados estão trabalhando, se os danos materiais surgirem como resultado desse trabalho
        • À parte exata de qualquer propriedade que deve ser restaurada, reparada ou substituída, porque seu trabalho foi realizado incorretamente no local
        • À propriedade depreciada ou que não tenha sido fisicamente danificada, mas que tenha se tornado menos útil em decorrência de um defeito, deficiência, inadequação ou condição perigosa em seu produto ou seu trabalho
        • À propriedade depreciada ou que não tenha sido fisicamente danificada, mas que tenha se tornado menos útil em decorrência de um atraso ou falha causados por você ou por qualquer pessoa que atue em seu nome na execução de um contrato ou acordo e em conformidade com seus termos
        • Ao seu produto, incluindo perdas decorrentes de seu produto ou de qualquer parte dele
        • Ao seu trabalho, incluindo perdas decorrentes dele ou de qualquer parte dele
      • Riscos nucleares: qualquer perda ou dano resultante das propriedades nocivas de materiais nucleares.
      • Danos morais e imateriais: perdas, incluindo danos físicos consequentes decorrentes de reclamações, tais como:
        • Prisão, detenção ou encarceramento ilegal
        • Denunciação caluniosa
        • Despejo indevido, entrada indevida ou invasão do direito de ocupação privada de um quarto, habitação ou instalações que uma pessoa ocupa, cometida por ou em nome de seu proprietário, senhorio ou locador
        • Publicação oral ou escrita, de qualquer maneira, de material que difama ou calunia uma pessoa ou organização, ou deprecia a imagem dos bens, produtos ou serviços de uma pessoa ou organização
        • Publicação oral ou escrita, de qualquer maneira, de material que viole o direito de privacidade de uma pessoa
        • Uso de ideia de publicidade de outra pessoa em sua propaganda
        • Violação de direitos autorais, imagem comercial ou slogan de outra pessoa em sua "propaganda"
      • Poluição: danos físicos ou materiais decorrentes de poluentes de qualquer natureza. Há uma exceção para perdas originadas de equipamentos usados para aquecer, resfriar ou desumidificar o imóvel, ou equipamentos usados para aquecer água, para uso pessoal, pelos ocupantes do imóvel ou seus hóspedes. Há também uma exceção para danos físicos ou materiais decorrentes de um incêndio que extrapola sua área regular (incêndio descontrolado).
      • Produtos e operações concluídas: danos físicos ou materiais que ocorrem fora das instalações que você possui ou aluga e decorrentes de quaisquer bens ou produtos que não sejam imóveis, fabricados, vendidos, manuseados, distribuídos ou descartados por você ou em seu nome.
      • Recall de produtos: reclamações de danos por qualquer perda, custo ou despesa incorrida por você ou outros pela perda de uso, retirada, recall, inspeção, reparo, substituição, ajuste, remoção ou descarte de seu produto, trabalho ou propriedade depreciada. Propriedade depreciada se refere a qualquer propriedade física que não pode ser usada ou é menos útil porque incorpora seu produto ou trabalho, estando tal produto ou trabalho defeituoso, deficiente, inadequado ou perigoso.
      • Danos punitivos ou exemplares: danos punitivos ou exemplares, multas ou penalidades, exceto quando tais danos forem seguráveis por lei.
      • Agressão sexual: qualquer perda ou despesa causada por, decorrente de, ou resultante direta ou indiretamente de qualquer forma de agressão ou abuso sexual a qualquer pessoa, que tenha sido cometida ou alegadamente cometida por qualquer segurado sob os termos da apólice.
      • Sílica, pó de sílica, chumbo e amianto: danos físicos ou materiais decorrentes ou relacionados de qualquer forma a amianto, chumbo, sílica ou pó de sílica.
      • Guerra: danos físicos ou materiais decorrentes, direta ou indiretamente, de:
        • Guerra, incluindo guerra civil ou não declarada;
        • Ação bélica de uma força militar, incluindo ação para dificultar ou se defender contra um ataque real ou esperado, por qualquer governo, autoridade soberana ou outra autoridade que use forças militares ou outros agentes;
        • Insurreição, rebelião, revolução, golpe ou ação tomada por autoridade governamental para dificultar ou se defender contra qualquer uma dessas ações.
      • Compensação para os trabalhadores e responsabilidade de empregadores: qualquer obrigação do segurado à compensação para trabalhadores, benefícios por invalidez, auxílio-desemprego ou qualquer obrigação semelhante. Danos físicos a quaisquer funcionários do segurado (ou qualquer de seus familiares), relacionados ao seu emprego, causados por um segurado ou decorrentes do desempenho de funções relacionadas à condução dos negócios de um segurado. Esta exclusão se aplica se o segurado puder ser responsabilizado como empregador ou em qualquer outra capacidade.

      Pedidos

      Envie imediatamente o formulário de seguro de responsabilidade civil se você tomar conhecimento de qualquer dano físico ou material que possa estar coberto pelo seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências. Depois de preencher e enviar o formulário de pedido, a seguradora vai designar um vistoriador de sinistros terceirizado, que entrará em contato com você para conversar sobre o pedido e recolher informações. O vistoriador então resolverá o pedido de acordo com os termos do seguro de responsabilidade civil para anfitriões de experiências e as leis e regulamentos aplicáveis no local.

      Dúvidas

      Visite airbnb-host-protection-insurance.com/inquiry se tiver dúvidas sobre a cobertura disponibilizada sob este programa.

      Queixas

      No Reino Unido, se você ou outro segurado coberto pela apólice quiser apresentar uma queixa, pode fazer isso entrando em contato através do endereço abaixo. Em seguida, um membro da equipe encaminhará sua queixa para a pessoa adequada:

      • Aon UK Limited, Central Complaints Team
      • Briarcliff House, Kingsmead, Farnborough, GU14 7TE
      • Por telefone: 01252 768662
      • Por email: Central.Complaints@aon.co.uk

      Mediante solicitação, podemos disponibilizar cópias de nossos procedimentos de processamento de queixas.

      Se você não puder resolver sua queixa conosco, pode ter o direito de encaminhá-la ao Serviço de Ouvidoria Financeira. Acesse este site para obter mais informações ou entre em contato com eles através deste endereço: The Financial Ombudsman Service, Exchange Tower, Londres, E14 9SR. Telefone: 0800 023 4567.

      Se você é residente da União Europeia, pode registrar sua reclamação na Plataforma de resolução de litígios online clicando aqui.

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